Para o catalisador atingir uma eficiência de redução dos poluentes é primordial a função da sonda lambda que é posicionada a montante do catalisador para informar o sistema de alimentação, da proporção da mistura de ar/gasolina que deve ser fornecida em cada instante de funcionamento do motor de forma a manter os valores da combustão em valores comportáveis para o catalisador conseguir eliminar os gases nocivos.
Esta relação ar/gasolina, que define se a mistura é rica ou pobre é extraordinariamente importante, pois uma mistura rica (menos ar do que o teoricamente necessário) da mais potência mas a combustão é incompleta, favorecendo as emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos embora reduzindo a emissão dos óxidos de azoto (Nox).
Se pelo contrario a mistura é pobre, diminuem as emissões de (CO) e (HC) mas aumentam as dos (Nox).
Como funcionaA sonda lambda(sensor de oxigénio), está posicionado antes dos gases entrarem no catalisador e detecta qual a quantidade de oxigénio presente na mistura de gases acabados de queimar nos cilindros do motor, gerando uma voltagem. A CPU do motor analisa essa voltagem e ajusta então a quantidade de gasolina a fornecer em cada ciclo de combustão.
Tipos de sondasHoje existem carros equipados com vários tipos de sonda, sendo as mais comuns as sondas de Zirconia, Titânio e sensores de banda larga.
Quando mudar uma sonda lambdaToda a gente sabe, que as velas de um motor tem que ser mudadas em intervalos regulares, o mesmo se aplica com os sensores de oxigénio.
Após 80 000km , devem ser examinadas e ver se existem depósitos de carvão ou óleo na ponta da sonda.Se existirem a sonda deve ser substituída, pois a indicação que vai ser dada a centralina do carro vai ser errónea, dando como possível sinal uma fraca voltagem o que faz, com a mistura do carro seja enriquecida com mais gasolina, aumentando o consumo e as emissões de gases nocivos.
Alguns sintomas de possível não funcionamento da sonda:- Aumento no consumo de combustível, uma sonda defeituosa pode aumentar o consumo em 30%.
- Funcionamento irregular do motor
- Reprovação na inspecção devido a valores elevados de hidrocarbonetos.
- Luz avisadora acesa no painel de instrumentos
- Avarias no catalisador