Interescape




Este Registo/Acesso só é válido para clientes profissionais.
Sondas Lambda

Home  > Produtos > Sondas Lambda


Para o catalisador atingir uma eficiência de redução dos poluentes é primordial a função da sonda lambda que é posicionada a montante do catalisador para informar o sistema de alimentação, da proporção da mistura de ar/gasolina que deve ser fornecida em cada instante de funcionamento do motor de forma a manter os valores da combustão em valores comportáveis para o catalisador conseguir eliminar os gases nocivos.

Esta relação ar/gasolina, que define se a mistura é rica ou pobre é extraordinariamente importante, pois uma mistura rica (menos ar do que o teoricamente necessário) da mais potência mas a combustão é incompleta, favorecendo as emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos embora reduzindo a emissão dos óxidos de azoto (Nox).
Se pelo contrario a mistura é pobre, diminuem as emissões de (CO) e (HC) mas aumentam as dos (Nox).


Como funciona
A sonda lambda(sensor de oxigénio), está posicionado antes dos gases entrarem no catalisador e detecta qual a quantidade de oxigénio presente na mistura de gases acabados de queimar nos cilindros do motor, gerando uma voltagem. A CPU do motor analisa essa voltagem e ajusta então a quantidade de gasolina a fornecer em cada ciclo de combustão.


Tipos de sondas
Hoje existem carros equipados com vários tipos de sonda, sendo as mais comuns as sondas de Zirconia, Titânio e sensores de banda larga.


Quando mudar uma sonda lambda
Toda a gente sabe, que as velas de um motor tem que ser mudadas em intervalos regulares, o mesmo se aplica com os sensores de oxigénio.

Após 80 000km , devem ser examinadas e ver se existem depósitos de carvão ou óleo na ponta da sonda.Se existirem a sonda deve ser substituída, pois a indicação que vai ser dada a centralina do carro vai ser errónea, dando como possível sinal uma fraca voltagem o que faz, com a mistura do carro seja enriquecida com mais gasolina, aumentando o consumo e as emissões de gases nocivos.


Alguns sintomas de possível não funcionamento da sonda:
  • Aumento no consumo de combustível, uma sonda defeituosa pode aumentar o consumo em 30%.
  • Funcionamento irregular do motor
  • Reprovação na inspecção devido a valores elevados de hidrocarbonetos.
  • Luz avisadora acesa no painel de instrumentos
  • Avarias no catalisador



voltar


Vila do Conde: Rua do Caminho Real, 96, 4485-062 Fajozes - VCD - Portugal  Tel. +351 252 248 810 / Fax. +351 252 248 819
Lisboa-Sacavém: Quinta S. João das Areias - Rua C - Lote 25/A, 2685-012 Sacavém - Portugal  Tel. +351 219 418 613
Aveiro: Avenida Europa, Nº 465 - Qt.ª do Simão-Esgueira, 3800-228 Aveiro - Portugal  Tel. +351 234 314 119
Almada: Rua Quinta do Gato Bravo, Lote 12-Arz 5 - Letra I  2810-352 Almada - Portugal Tel. +351 252 248 810