Interescape




Este Registo/Acesso só é válido para clientes profissionais.
Escapes

Home  > Produtos > Escapes


1 - O que é?

O escape é um dispositivo acoplado a um motor de combustão interna, para a redução do ruído provocado pela queima da mistura da massa de ar/gasolina dentro dos cilindros desse motor.

Nos dias de hoje, tornou-se um componente importante do motor, pois hoje um escape faz parte de um sistema que não só reduz o ruído , como reduz a poluição(ver catalisadores/fap),o consumo de combustível e até quando bem desenvolvido poder trazer um aumento de potência(Ver Iepower).

2 - Como funciona?
O seu funcionamento é explicado da seguinte forma:
Quando a mistura de ar/gasolina é queimada dentro dos cilindros do motor, a válvula de escape abre deixando passar a massa de ar queimada pela combustão para a atmosfera, passando primeiramente por um sistema de escape composto por colector, tubos, catalisador ou filtro de partículas (Carros a Diesel) e silenciosos de escape.

Podem ser usados um ou mais dispositivos para silenciar os gases de escape, quando 1 silencioso de escape não consiga eliminar todo o ruído provocado pelas ondas sonoras, que como sabemos são as causadoras do ruído.

3 - Tempo de Vida
O escape como todos os órgãos mecânicos do automóvel o escape está sujeito, á vários tipos de avarias ou acidentes.

O fenómeno corrosão, é o seu principal factor para o seu mau funcionamento.

A corrosão tanto pode ser interna como externa. Na corrosão externa destacamos o sal que por vezes é posta nas estradas devido ao gelo e as constantes choques térmicos a que o escape está sujeito durante o seu período de vida útil.

Na corrosão interior a condensação é o principal factor para o desgaste do escape , que se forma principalmente quando se realiza trajectos curtos. Se repetidamente se realizarem esses trajectos curtos o tempo de vida útil reduzir-se á substancialmente, já que a continua exposição da agua com os subprodutos gerados pela queima da massa de ar/gasolina, irão atacar a chapa dos tubos e silenciosos de escape, diminuído a espessura e eventualmente furando a chapa, deixando então de desempenhar o seu papel, podendo em muitos casos criar contra pressão no sistema de escape pela obstrução, situação originada pela a quebra dos componentes interno s do escape.

Se a tudo isto juntarmos o facto de escape estar constantemente sujeito a vibrações e choques provocados com contactos com a estrada, podemos chegar á conclusão que a sua duração não será para toda a vida do carro.

Nos últimos anos a duração do escape tem evoluído para maiores períodos de duração , devido ao uso de melhores materiais na sua construção, nomeadamente do aço inoxidável, visto ser um material que aguenta melhor a corrosão.
Normalmente falamos de 4 a 5 anos e de 8 a 10 anos se a motorização for a Diesel., isto em condições normais de uso , sem as situações extremas descritas anteriormente.

4 - Conselhos
Para uma maior longevidade do sistema de escape aconselha-se a sua inspecção visual sempre que se façam as revisões , para verificar a existência de sinais de envelhecimento dos acessórios de montagem do escape , como por exemplo abraçadeiras ou os suportes de borracha que suspendem o escape.

A verificação visual deve também ser feita , logo após o escape ser atingido por pedras ou por choques com o pavimento. Quando feita atempadamente esta inspecção poderá evitar a substituição , pois por vezes o escape fica apenas desalinhado sendo fácil a sua correcção.

Em países onde a situação climatérica é mais exigente e o uso de sal é usado nas estradas, aconselha-se a parafinação do escape para uma maior resistência a este agente corrosivo.

Vídeo Técnico:




voltar


Vila do Conde: Rua do Caminho Real, 96, 4485-062 Fajozes - VCD - Portugal  Tel. +351 252 248 810 / Fax. +351 252 248 819
Lisboa-Sacavém: Quinta S. João das Areias - Rua C - Lote 25/A, 2685-012 Sacavém - Portugal  Tel. +351 219 418 613
Aveiro: Avenida Europa, Nº 465 - Qt.ª do Simão-Esgueira, 3800-228 Aveiro - Portugal  Tel. +351 234 314 119
Almada: Rua Quinta do Gato Bravo, Lote 12-Arz 5 - Letra I  2810-352 Almada - Portugal Tel. +351 252 248 810