1 - O que é? O escape é um dispositivo acoplado a um motor de combustão interna, para a redução do ruído provocado pela queima da mistura da massa de ar/gasolina dentro dos cilindros desse motor.
Nos dias de hoje, tornou-se um componente importante do motor, pois hoje um escape faz parte de um sistema que não só reduz o ruído , como reduz a poluição(ver catalisadores/fap),o consumo de combustível e até quando bem desenvolvido poder trazer um aumento de potência(Ver Iepower).
2 - Como funciona? O seu funcionamento é explicado da seguinte forma: Quando a mistura de ar/gasolina é queimada dentro dos cilindros do motor, a válvula de escape abre deixando passar a massa de ar queimada pela combustão para a atmosfera, passando primeiramente por um sistema de escape composto por colector, tubos, catalisador ou filtro de partículas (Carros a Diesel) e silenciosos de escape.
Podem ser usados um ou mais dispositivos para silenciar os gases de escape, quando 1 silencioso de escape não consiga eliminar todo o ruído provocado pelas ondas sonoras, que como sabemos são as causadoras do ruído.
3 - Tempo de Vida O escape como todos os órgãos mecânicos do automóvel o escape está sujeito, á vários tipos de avarias ou acidentes.
O fenómeno corrosão, é o seu principal factor para o seu mau funcionamento.
A corrosão tanto pode ser interna como externa. Na corrosão externa destacamos o sal que por vezes é posta nas estradas devido ao gelo e as constantes choques térmicos a que o escape está sujeito durante o seu período de vida útil.
Na corrosão interior a condensação é o principal factor para o desgaste do escape , que se forma principalmente quando se realiza trajectos curtos. Se repetidamente se realizarem esses trajectos curtos o tempo de vida útil reduzir-se á substancialmente, já que a continua exposição da agua com os subprodutos gerados pela queima da massa de ar/gasolina, irão atacar a chapa dos tubos e silenciosos de escape, diminuído a espessura e eventualmente furando a chapa, deixando então de desempenhar o seu papel, podendo em muitos casos criar contra pressão no sistema de escape pela obstrução, situação originada pela a quebra dos componentes interno s do escape.
Se a tudo isto juntarmos o facto de escape estar constantemente sujeito a vibrações e choques provocados com contactos com a estrada, podemos chegar á conclusão que a sua duração não será para toda a vida do carro.
Nos últimos anos a duração do escape tem evoluído para maiores períodos de duração , devido ao uso de melhores materiais na sua construção, nomeadamente do aço inoxidável, visto ser um material que aguenta melhor a corrosão. Normalmente falamos de 4 a 5 anos e de 8 a 10 anos se a motorização for a Diesel., isto em condições normais de uso , sem as situações extremas descritas anteriormente.
4 - Conselhos Para uma maior longevidade do sistema de escape aconselha-se a sua inspecção visual sempre que se façam as revisões , para verificar a existência de sinais de envelhecimento dos acessórios de montagem do escape , como por exemplo abraçadeiras ou os suportes de borracha que suspendem o escape.
A verificação visual deve também ser feita , logo após o escape ser atingido por pedras ou por choques com o pavimento. Quando feita atempadamente esta inspecção poderá evitar a substituição , pois por vezes o escape fica apenas desalinhado sendo fácil a sua correcção.
Em países onde a situação climatérica é mais exigente e o uso de sal é usado nas estradas, aconselha-se a parafinação do escape para uma maior resistência a este agente corrosivo.