- Filtro de Partículas Diesel
Um filtro de partículas diesel, às vezes chamado de DPF ou FAP, é um dispositivo acoplado no sistema de escape e é concebido para eliminar as partículas de fuligem dos gases de escape de um motor diesel.
É um dispositivo recente, o seu uso passou a ser obrigatório a partir de Janeiro de 2010 para cumprir as normas anti-poluição Euro V, (embora seja já usado por alguns construtores, principalmente grupo PSA, desde o ano 2000).
E como todas as novas tecnologias que são lançadas no mercado, não é uma tecnologia sem problemas.
Há também um grande desconhecimento de como funciona, já que há diferentes formas de funcionamento num filtro de partículas que variam consoante o fabricante automóvel, o que torna ainda mais confuso diagnosticar e aconselhar sobre o correcto procedimento quando surgem as avarias com os filtros de partículas.
E as avarias são a principal preocupação dos utilizadores de carros com filtros de partículas, já que o custo destes dispositivos ronda em média os 1000 euros.
Os percursos urbanos frequentes ou o uso pouco frequente dos carros, faz com que os filtros não atinjam a temperatura ideal para regenerar as partículas que ficam presas no filtro, o que vai originar com que o carro vá perdendo rendimento e aumentando o consumo de combustível, até que a luz de avaria acenda no painel de instrumentos, a informar que algo está mal com o filtro de partículas.
Para mais informações consulte o nosso site dedicado a Filtros de Partículas no seguinte link: